sábado, 20 de setembro de 2008

CRISE NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA?

Depois dos anúncios sobre o fim da disciplina de Filosofia no sistema educativo português, segue-se o panorama do acesso ao ensino superior.

Com o investimento nos Cursos Profissionais do Ensino Secundário, onde a disciplina de Filosofia foi substituída pela disciplina de Área de Integração, o número de professores nas escola diminuiu consideravelmente.

Com o fim do Exame Nacional de Filosofia (quer o de 12º ano, quer o de 11º ano), os alunos do Ensino Secundário, que pretendam ingressar na Licenciatura em Filosofia, terão de realizar Exames de outras disciplinas.












Segundo notícia avançada pelo Telegrapho de Hermes - Centhral de Telegrammas d´Intheresse Philosóphico, verificamos que poucas foram as Universidades a conseguir preencher as suas vagas com um número significativo de alunos. Por exemplo, a Universidade da Beira Interior, umas das mais dinâmicas na área da Filosofia, preencheu, nesta 1ª fase, 4 vagas. Em 2006, esta universidae havia preenchiado 10 vagas. O mesmo poderemos dizer da Universidade de Coimbra, que este ano preencheu apenas 10 vagas, contra 22 de 2006.



Com o actual panorama, o investimento na disciplina de Filosofia quase desapareceu... Será que estamos perante o progressivo desaparecimento da licenciatura em Filosofia? Por outro lado, assistimos a uma crescente cobertura jornalistica da Filosofia, sobretudo no que diz respeito à prática filosófica. Poderão os interessados na Filosofia contribuir para o seu renascimento? Se sim, quem serão essas pessoas?



Para reflexão, deixamos a seguinte questão: se os professores de Filosofia, com responsabilidades associativas, conseguissem demonstrar ao Ministério da Educação que a disciplina de Filosofia poderia contribuir para a formação profissional dos alunos, será que o panorama poderia ser alterado?

Veja aqui algumas das notícias sobre este tema:

- Site da CONFAP - Confederação Nacional das Associações de Pais - PROFESSORES DE FILOSOFIA CRITICAM FIM DO EXAME DE FILOSOFIA;
- PROFESSORES DE FILOSOFIA AFIRMAM QUE A DISCIPLINA ESTÁ A PERDER ALUNOS;
- Site da Sociedade Portuguesa de Filosofia - A Escola contra a Filosofia;

Sem comentários: