quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CURSO DE FILOSOFIA NA UNIVERSIDADE LUSÍADA




A Universidade Lusíada apresenta, para este ano lectivo de 2008/2009 um Curso Superior de Filosofia.

A coordenação científica está a cargo de Cassiano Reimão.

No texto de apresentação, podemos encontrar algumas ideias que expressam o conteúdo e os objectivos deste novo curso. Destacamos aqui algumas das frases que consideramos mais pertinentes:

- "A época em que vivemos traz-nos inúmeras preocupações em diversos domínios, quer da vida individual, quer da vida social."

- "Nesta conjuntura, só o exercício de um rigoroso pensamento crítico perante a realidade, em ordem à construção de um sistema coerente de valores, pode garantir uma correcta unidade e funcionalidade à vida social."

- "Esta atitude de contínuo retorno à Filosofia tornou-se necessária devido à "crise da racionalidade ocidental e do seu progresso", isto é, devido à crise do homem."

- "A prática da Filosofia, através do exercício do pensamento crítico, conduzirá à rejeição de um tipo de mundo "onde se encontra toda a gente e onde não se encontra ninguém", onde, no fluxo do vivido, não se reconheça a presença do outro, de modo a que, superando o senso comum, se aceda à racionalidade e à autenticidade, construindo uma verdadeira profilaxia à alienação do sujeito."

Ao analisarmos estas frases, facilmente percebemos que este é um curso que pretende trabalhar a prática filosófica em temas muito actuais como a «crise social» em que vivemos, as preocupações humanas, o pensamento crítico sobre a realidade, a autenticidade, os valores, a alienação, etc.






O curso realiza-se às quintas-feiras, das 18H30 às 21H00.

Contactos:
Instituto Lusíada de Pós-Graduações
Universidade Lusíada de Lisboa
Rua da Junqueira, 188-198
1349-001 Lisboa
Telefone: 213 611 604

Mais infromações aqui.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

RECENSÃO SOBRE A OBRA "WHAT WOULD SOCRATES SAY?"


Na Revista Crítica podemos encontrar uma recensão à obra organizada pelo autor Alexander George, "What Would Socrates Say? Philosophers Answer Your Questions About Love, Nothingness, And Everything Else".

A recensão crítica é assinada por Aires Almeida, professor na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Destacamos aqui um dos parágrafos, precisamente, aquele que se refere, mais directamente, ao Aconselhamento Filosófico.


" Não se pense que What Would Socrates Say? é mais um desses livros de aconselhamento filosófico ou de auto-ajuda, muito em voga nos nossos dias. Nele não se encontram receitas nem teorias prontas a usar. E também não se trata de esclarecer o leitor sobre o que os filósofos A ou B dizem sobre as questões em causa. Neste livro não se encontram banalidades embrulhadas em linguagem pomposa e os nomes dos grandes filósofos só aparecem quando são mesmo inevitáveis ou quando permitem esclarecer melhor o que se está a discutir


Leia aqui o artigo completo.

O objectivo de Aires Almeida, com esta recensão, é demonstrar que a obra de Alexander George não deve ser inserida na área do Aconselhamento Filosófico, apesar de incluir no seu título a expressão «Filósofos respondem às suas questões sobre o Amor, o Nada e tudo o mais».

Como é sabido, o Aconselhamento Filosófico tem sido mais desenvolvido nos países anglosaxónicos, onde se destaca o trabalho de Lou Marinoff, professor no City Collegge de Nova Iorque e autor de diversos êxitos editoriais. Por exemplo, se introduzir num motor de busca a expressão «Philosophical Counseling», terá acesso a uma diversidade de autores e projectos.

Para reflexão, deixamos a seguinte questão: poderá o Aconselhamento Filosófico ser considerado Auto-Ajuda?

Envie a sua perspectiva para o email da nossa Revista.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS NA ECOTECA DO FAIAL


A Ecoteca do Faial organizou um conjunto de workshops de Filosofia para Crianças e Criatividade. A organização esteva a cargo de Rosa Dart, técnica coordenadora e licenciada em Filosofia pela Universidade dos Açores.


O blogue da formadora, Joana Sousa, também contém algumas fotos deste evento.

domingo, 21 de setembro de 2008

PRÁTICA DA FILOSOFIA NA ANÁLISE DE MANUAIS ESCOLARES





Rolando Almeida e Francisco Queiróz participam na difícil tarefa de analisar Manuais Escolares da disciplina de Filosofia.


Se consultarmos os espaços web de cada um dos autores, verificamos que as tendências filosóficas são diferentes.


Nos artigos publicados por Rolando Almeida, há uma clara preferência pelos Manuais da linha analítica, como por exemplo, "A Arte de Pensar", enquanto que nos artigos publicados por Francisco Queiróz, temos alguma dificuldade em identificar uma linha orientadora, mas por outro lado, encontramos uma perspectiva crítica muito apurada, quase sempre dirigida aos autores da Filosofia Analítica.








sábado, 20 de setembro de 2008

CRISE NA DISCIPLINA DE FILOSOFIA?

Depois dos anúncios sobre o fim da disciplina de Filosofia no sistema educativo português, segue-se o panorama do acesso ao ensino superior.

Com o investimento nos Cursos Profissionais do Ensino Secundário, onde a disciplina de Filosofia foi substituída pela disciplina de Área de Integração, o número de professores nas escola diminuiu consideravelmente.

Com o fim do Exame Nacional de Filosofia (quer o de 12º ano, quer o de 11º ano), os alunos do Ensino Secundário, que pretendam ingressar na Licenciatura em Filosofia, terão de realizar Exames de outras disciplinas.












Segundo notícia avançada pelo Telegrapho de Hermes - Centhral de Telegrammas d´Intheresse Philosóphico, verificamos que poucas foram as Universidades a conseguir preencher as suas vagas com um número significativo de alunos. Por exemplo, a Universidade da Beira Interior, umas das mais dinâmicas na área da Filosofia, preencheu, nesta 1ª fase, 4 vagas. Em 2006, esta universidae havia preenchiado 10 vagas. O mesmo poderemos dizer da Universidade de Coimbra, que este ano preencheu apenas 10 vagas, contra 22 de 2006.



Com o actual panorama, o investimento na disciplina de Filosofia quase desapareceu... Será que estamos perante o progressivo desaparecimento da licenciatura em Filosofia? Por outro lado, assistimos a uma crescente cobertura jornalistica da Filosofia, sobretudo no que diz respeito à prática filosófica. Poderão os interessados na Filosofia contribuir para o seu renascimento? Se sim, quem serão essas pessoas?



Para reflexão, deixamos a seguinte questão: se os professores de Filosofia, com responsabilidades associativas, conseguissem demonstrar ao Ministério da Educação que a disciplina de Filosofia poderia contribuir para a formação profissional dos alunos, será que o panorama poderia ser alterado?

Veja aqui algumas das notícias sobre este tema:

- Site da CONFAP - Confederação Nacional das Associações de Pais - PROFESSORES DE FILOSOFIA CRITICAM FIM DO EXAME DE FILOSOFIA;
- PROFESSORES DE FILOSOFIA AFIRMAM QUE A DISCIPLINA ESTÁ A PERDER ALUNOS;
- Site da Sociedade Portuguesa de Filosofia - A Escola contra a Filosofia;

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

ACÇÕES DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES EM BRAGA



A Universidade Católica de Braga apresenta no seu Plano de Formação para 2008 as seguintes Acções, que destacamos pelo seu carácter de utilidade para o profesor de Filosofia:

- «Das Éticas Gerais às Éticas Aplicadas» - 25h - 1 Crédito - Início: Maio - Formador: José Henrique Silveira de Brito;

- «O espírito olímpico: da antiguidade ao novo milénio» - 25h - 1 Crédito - Início: Inscrições Abertas - Formador: António Melo;

- «Como leccionar Epistemologia sem sofrimento: métodos e técnicas de motivação e de desenvolvimento de conteúdos» - 25h - 1 Crédito - Início: Abril/Maio - Formador: Artur Ilharco Galvão;

- «O cinema como recurso pedagógico em Filosofia: métodos, técnicas e estudos de caso» - 25h - 1 Crédito - Início: Inscrições Abertas - Formador: Artur Ilharco Galvão;


segunda-feira, 15 de setembro de 2008

PÓS-GRADUAÇÃO EM ACONSELHAMENTO ÉTICO E FILOSÓFICO

Estão abertas as inscrições para a especialização em Aconselhamento Ético e Filosófico.


















Segundo informações na página WEB do Instituto Piaget, está previsto o seu início para uma data entre o mês de Novembro e Dezembro de 2008.

Para mais informações, contacte o Campus Académico de Silves.












FONTE: Revista Sábado, edição de 11 a 17 de Setembro de 2008.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

WORKSHOPS DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS NOS AÇORES

A Ecoteca do Faial convidou a formadora Joana Sousa para ministrar um conjunto de workshops na área da Filosofia para Crianças e da Criatividade.
Datas: 18, 19 e 20 de Setembro de 2008.






Para mais informações, contacte a Ecoteca do Faial.

domingo, 7 de setembro de 2008

ACÇÕES DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES







A Universidade dos Açores disponibiliza aos Professores do Ensino Secundário um Plano de Formação 2008/2001.


Destacamos as seguintes:

- Racionalidade cientifica e racionalidade prática;
- O que é a Bioética?;
- Filosofia para Crianças;
- Quais os valores fundamentais para as sociedades do século XXI?
- Educar para a Cidadania: Concepções e implicações nas práticas curriculares;
- O trabalho por projecto como metodologia integradora das áreas de conteúdo na educação pré-escolar;
- Multiculturalismo: o poder da diferença;
- Tópicos de pragmática da comunicação;

Faça aqui o download de todo o Plano de Formação.

sábado, 6 de setembro de 2008

ARTIGO DE PAULA SANCHEZ: "Profesionales de Filosofía en nuestra empresa"



Paula Sanchez é especialista em marketing. Até aqui nada de surpreendente. A grande mais-valia (na nossa perspectiva) desta profissional argentina é a sua preocupação com a Filosofia da empresa.
Destacamos aqui a seguinte frase:
"Y concluyo que tal como sucede en las empresas los mismos temas se tratan en la vida, estos ejemplos inclusive utilizo para que los alumnos que recién inician la carrera, puedan comprender en ejemplos de su vida cotidiana ,conceptos puros de la práctica empresarial. Un ejemplo de ello es: Negociación."
Leia aqui o artigo completo.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Workshop: Leitura, Literatura e Ilustração Infantil


A «OFICINA DIDÁCTICA» vai realizar o 2º Workshop sobre "Leitura, Literatura e Ilustração Infantil", em Lisboa, no próximo dia 20 Setembro 2008 (sábado).

Os objectivos são:
- Valorizar a literatura infantil e o seu enquadramento nos diferentes níveis etários, a intencionalidade e o valor da ilustração; - Dar a conhecer técnicas para a mediação da leitura nas diferentes fases do desenvolvimento psicológico; - Fornecer diversas práticas alternativas para proporcionar situações educativas que tornem possível a associação de domínios cognitivos com a produção de materiais Lúdicos.

Os temas a desenvolver são:
* A literatura e o desenvolvimento infantil; * Desenvolvimento cognitivo, estético e sócio-afectivo; * A interpretação de vários olhares sobre a estética da literatura e da ilustração infantil; * A importância fundamental da mediação.

Formadora:
Dra. Isabel Andrea - Psicóloga Educacional (ISPA) e Formadora registada: CCPFC/RFO-1690303)

Nº de Vagas: 12

Local: Oficina Didáctica - Rua D. João V, nº 6 B ; 1250-090 Lisboa

Data e Horário: 20 Setembro 2008 (sábado), 09:30 às 13:00h e das 14:30 às 18:00 h

Destinatários:
- Profissionais com intervenção na área da Educação ou da Saúde da Criança, - Estudantes de cursos das áreas da Educação ou da Saúde.
- Pais e Encarregados de Educação.

Preço de Inscrição:
Até 12/09/2008 - 75 €; Após 12/09/2008 - 100 €

Possibilidade de efectuar o pagamento com 2 cheques pré-datados (30 de Agosto e 30 de Setembro 2008).

Nota: O cheque deve ser passado à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.
Se preferir efectuar o pagamento por transferência bancária, por favor solicite-nos o NIB.
(Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão devolvidos).

Organização e Secretariado:
Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6 B (ao Rato)
1250-090 Lisboa
Tel.: 21 387 24 58