quinta-feira, 20 de novembro de 2008

SUGESTÃO DA SEMANA - COMPILAÇÃO DE ARTIGOS ACTUAIS




Sinopse do editor:

Hace ocho meses, un grupo de profesionales de la filosofía aplicada y profesores de universidad nos planteamos continuar una senda que iniciamos hace casi una década (1999-2000); lo llamamos “Seminario luso-portugués para la Filosofía Aplicada a la Persona y a Grupos”. Comenzamos, como cualquier alumno ante un nuevo reto con temor, temblor y mucho respeto. Como el personaje de la nivola unamuniana Niebla, un nuevo horizonte nos abría una estepa para la indagación filosófica. Es ocioso indicar que no nos dedicaríamos a cualquier tipo de filosofía, sino a una rama específica de la misma: la Filosofía Aplicada u Orientación Filosófica.Cada mes acompañaba a la caída de la hoja del calendario, una sesión con dos espíritus: la fundamentación de la práctica de la filosofía y su implementación en las coyunturas cotidianas de la vida. Los objetivos generales del pacto investigador inicial no dejaban lugar a dudas sobre nuestras intenciones.

COMPRE AQUI.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

WORKSHOP SOBRE CRIATIVIDADE - 22 DE NOVEMBRO - LISBOA



A Criatividade surge como um veículo que nos transporta desde a nossa infância onde podíamos rir até ao por do sol nos longos dias de verão, até a um mundo actual em cujos desafios caem do céu aos trambolhões.
A Criatividade liga-nos ao prazer intenso de sermos quem somos, permite-nos transformar a nossa existência e o mundo à nossa volta e ajuda-nos a encontrar soluções para as pedras que vamos encontrando no caminho.

Objectivos
- Conhecer e experimentar técnicas que estimulam a criatividade;

- Reflectir sobre atitudes que facilitam a criatividade;

- Desmistificar algumas ideias que estão associadas à criatividade.


Conteúdo Programático
* Exercícios de apresentação, de descontração, de desinibição e de confiança;

* Experimentação de uma técnica tradicional de criatividade;

* Experimentação de uma técnica de “Pensamento Lateral” de Edward de Bono;

* Reflexão sobre como aumentar as capacidades criativas pessoais;

* Experimentação de uma técnica de criatividade plástica;

* Jogos de criatividade.

Formadora
Dra. Cristina Mendes Silva - Licenciada em Psicologia (ramo Educacional); Formação Artística em Desenho; Formação Específica em Educação pela Arte; Na sua prática profissional – centrada sobretudo em projectos de Educação pela Arte – tem-se dedicado a investigar como elevar o potencial criativo do ser humano. Como a arte estimula a criatividade e lhe dá forma e como a criatividade estimula a expressão artística e lhe confere originalidade. E de como, nesta dialéctica, a pessoa enquanto ser único, cresce.

Nº de Vagas: 20

Local: Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural - Lisboa

Data e Horário: 22 Novembro 2008 (sábado), 10:00 às 17:00h

Destinatários
- Profissionais com intervenção na área da Educação ou da Saúde da Criança,

- Estudantes de cursos das áreas da Educação ou da Saúde.
- Todos os interessados em desenvolver o seu potencial criativo.

Preço de Inscrição
Até 14/11/2008 - 75 €; Após 14/11/2008 - 100 €

Organização e Secretariado
Oficina Didáctica Rua D. João V, nº 6 B (ao Rato) 1250-090 Lisboa Tel.: 21 387 24 58 Email: info@oficinadidactica.pt
www.oficinadidactica.pt

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA - MIRANDA DO CORVO

No próximo dia 19 de Novembro, pelas 15h, a Escola de Miranda do Corvo vai comemorar o Dia Mundial da Filosofia, com a organização de uma palestra sobre as Novas Práticas Filosóficas em Portugal.
Joana Sousa é a oradora convidada.




Mais informações:

URL: http://joanarssousa-cursos.blogspot.com/

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

CONFERÊNCIA SOBRE JULIÁN MARÍAS E A FILOSOFIA APLICADA


Na próxima 6ª feira, dia 7 de Novembro, pelas 18h, o Grupo de Investigação em Filosofia Aplicada, da Universidade de Sevilha, realizará mais uma Conferência.
Desta vez, o tema é: «Julián Marías: A Felicidade - Horizonte da Filosofia Aplicada».

O Conferencista convidado é Jorge Humberto Dias, sócio-fundador da Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico e actual coordenador do Gabinete PROJECT@ - Consultoria Filosófica.




sábado, 1 de novembro de 2008

INOVAÇÃO EM FILOSOFIA NASCE NA UCP BRAGA


A Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Braga realizou protocolos com o Instituto Português da Juventude, a Junta de Freguesia de S. Vítor e a Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico.


O objectivo é fornecer aos alunos da Licenciatura em Filosofia instrumentos e oportunidades para a sua inserção no mercado de trabalho.


Foi neste âmbito que a Faculdade de Filosofia criou um espaço curricular na sua Licenciatura, onde os alunos podem realizar Estágio Profissional numa instituição do seu interesse e aplicar as competências filosóficas à realidade prática do mundo social e profissional.


Para mais informações, consulte o blogue «Estágio de Intervenção Socio-Cultural»