sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

CURSO SOBRE A QUALIDADE - PORTO E LISBOA

CURSO : ISO 9001:2008 VERSUS ISO 9001:2000
Análise Ponto 6.2

Duração: 8 horas

Equipa Pedagógica:
Dr. Luís Soveral - EIC / Univ. Lusófana / Q9000
Eng.º José lopes - EIC / Univ. Beira Interior / TQE

Enquadramento
A Qualidade assume-se como uma das variáveis estratégicas de maior importância para o desenvolvimento das organizações.
No contexto actual da globalização da economia e do consequente acréscimo da concorrência, tornou-se fundamental para a competitividade e bom funcionamento das organizações a implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, com vista a melhoria do seu desempenho.
A cláusula 6. da norma ISO 9001:2008 alarga os pormenores dos requisitos de gestão de recursos necessários para manter um Sistema de Gestão da Qualidade eficaz para atingir a conformidade do produto e aumentar a satisfação dos Clientes. Na área dos Recursos Humanos foi incluído o requisito de determinar as necessidades de competências, avaliar a eficácia da formação e assegurar que os colaboradores estão conscientes da relevância e importância das suas actividades e de como contribuem para que se atinjam os objectivos da Qualidade. A Gestão de Topo deve demonstrar o seu comprometimento na provisão de recursos adequados, tendo em consideração que os requisitos actuais são claros, detalhados e auditáveis

Objectivo
Avaliar a Nova Versão da ISO 9001:2008 e identificar as alterações face à Norma antecedente e a filosofia subjacente à Revisão.
Determinar os Novos Requisitos decorrentes das alterações introduzidas.
Identificar alterações concretas e necessárias à evolução dos Sistemas de Gestão da Qualidade e o Impacto da nova norma para as Organizações.
Conhecer as Regras estabelecidas para o Período de Transição, segundo as Orientações ISO/ IAF
No final da acção os participantes estarão aptos a avaliar a eficácia da formação e sensibilizados para a sua importância no desempenho das empresas.

Destinatários
Quadros médios e superiores de empresas com responsabilidades na área da Qualidade e Recursos Humanos.Consultores e auditores que pretendam actualizar conhecimentos

Conteúdo Programático
1. A ISO 9001:2008 vs a ISO 9001:2000.
Quais as Diferenças? Quais as Novidades? Filosofia subjacente à Revisão.2. Análise e Interpretação das Alterações.
2.1 O que Muda:
i) na Abordagem por Processos;
ii) na Subcontratação;
iii) na Formação e Competências;
iv) na Concepção e Desenvolvimentos;
v) no tratamento do feedback do cliente (Satisfação do Cliente);
vi) nas Auditorias Internas;
vii) no Controlo do Produto Não –Conforme;
viii) no lançamento e avaliação das Acções Correctivas e Preventivas.

2.2 Determinação dos Novos Requisitos decorrentes das Alterações

3. Calendário da Transição de Acordo com as Orientações da ISO/IAF
4. O requisito 6.2 da norma ISO 9001:2000 (Recursos Humanos) na Organização
5. O Processo de Formação na Gestão dos Recursos Humanos – estratégia pedagógica
6. Avaliação da eficácia da Formação
7. Auditoria ao requisito 6.2
8. Metodologia pedagógica

Preço: 120 Euros
Data e Local Realização Realização
Porto : 24 de Janeiro 2009 - Hotel Vila Galé
Lisboa : 31 de Janeiro 2009 - Hotel Vila Galé
Horário: 9:30 horas/13.00 horas 14.00 horas / 18.30 horas
Inscrições Àrea Formandos site www.vfconsult.com.pt - Ficha Inscrição Privada
NIB pagamentos : 0036.0093.991000.76863.69

VFCONSULTING, Rua Alvaro Castelões n.º 821 - 3.º sala 3, 4450-043 Matosinhos
Av. Comendador Ferreira Matos n.º 399 Lj 5, 4450-000 Matosinhos
Tel: +351229383193 Fax: +351229383195

Sem comentários: