quinta-feira, 25 de junho de 2009

OFICINA DE FILOSOFIA PRÁTICA NA UNIVERSIDADE DO PORTO


Aplicação de técnicas de Pensamento Crítico a discussões filosóficas reais - 13, 14, 15, 16, 20, 21, 22 e 23 de Outubro
A Filosofia Prática e o Pensamento Crítico são duas áreas distintas mas complementares que têm como objectivo comum a prática e o aperfeiçoamento das nossas capacidades cognitivas e argumentativas. O Pensamento Crítico é uma área transversal a todas as disciplinas (Português, História, Ciências Naturais, etc.) onde se cultiva a análise e avaliação cuidada de raciocínios e argumentos. Na Filosofia Prática a ênfase é colocada na procura pessoal, activa e crítica de respostas aos problemas filosóficos. Nestas Oficinas de Filosofia Prática e Pensamento Crítico serão partilhadas uma série de técnicas, conceitos e instrumentos cognitivos, lógicos e argumentativos da área do Pensamento Crítico, aplicando-os a discussões filosóficas (Filosofia Prática) sobre diversos temas filosóficos: verdade, conhecimento, bem e mal, arte, etc.*
O prazer do pensamento filosófico
Da mesma forma que um desportista, um filósofo tirará maior prazer e proveito enquanto praticante que enquanto observador. Nesse sentido, estas Oficinas de Filosofia Prática e Pensamento Crítico têm como objectivo principal fazer filosofia e não simplesmente falar de filosofia. Estas Oficinas pretendem proporcionar o prazer do pensamento filosófico aos seus participantes que, com essa prática filosófica exercitarão também outras virtudes como a tolerância, o saber ouvir(-se), o espírito crítico e a argumentação. Aventure-se a pensar connosco!
Mais informações aqui.
- Apresentação do Formador: Tomás Magalhães Carneiro nasceu em Évora em 1977. É casado há poucos meses e vive no Porto há mais de 30 anos. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde também completou uma pós-graduação em Filosofia Moderna e Contemporânea. Actualmente prepara uma tese de mestrado em Filosofia Prática e Pensamento Crítico. É investigador no Instituto de Filosofia da FLUP onde colabora com vários grupos de investigação: grupo de Filosofia com Crianças e Jovens; grupo de Filosofia na Saúde; Mind Language and Action Group). Ensina Pensamento Crítico na Academia Studiosus, no Porto, onde lecciona o "Curso de Pensamento Crítico para Jovens" (projecto próprio). Nessa mesma instituição é moderador de sessões de Filosofia com Crianças, árrea que tem vindo a divulgar e a promover em diversos estabelecimentos de ensino. Nos últimos anos tem dinamizado vários Cafés Filosóficos e Sessões de Filosofia Prática em vários espaços culturais da cidade do Porto. É fundador e editor da revista cultural "Um Café".

Sem comentários: