quinta-feira, 25 de junho de 2009

OFICINA DE FILOSOFIA PRÁTICA NA UNIVERSIDADE DO PORTO


Aplicação de técnicas de Pensamento Crítico a discussões filosóficas reais - 13, 14, 15, 16, 20, 21, 22 e 23 de Outubro
A Filosofia Prática e o Pensamento Crítico são duas áreas distintas mas complementares que têm como objectivo comum a prática e o aperfeiçoamento das nossas capacidades cognitivas e argumentativas. O Pensamento Crítico é uma área transversal a todas as disciplinas (Português, História, Ciências Naturais, etc.) onde se cultiva a análise e avaliação cuidada de raciocínios e argumentos. Na Filosofia Prática a ênfase é colocada na procura pessoal, activa e crítica de respostas aos problemas filosóficos. Nestas Oficinas de Filosofia Prática e Pensamento Crítico serão partilhadas uma série de técnicas, conceitos e instrumentos cognitivos, lógicos e argumentativos da área do Pensamento Crítico, aplicando-os a discussões filosóficas (Filosofia Prática) sobre diversos temas filosóficos: verdade, conhecimento, bem e mal, arte, etc.*
O prazer do pensamento filosófico
Da mesma forma que um desportista, um filósofo tirará maior prazer e proveito enquanto praticante que enquanto observador. Nesse sentido, estas Oficinas de Filosofia Prática e Pensamento Crítico têm como objectivo principal fazer filosofia e não simplesmente falar de filosofia. Estas Oficinas pretendem proporcionar o prazer do pensamento filosófico aos seus participantes que, com essa prática filosófica exercitarão também outras virtudes como a tolerância, o saber ouvir(-se), o espírito crítico e a argumentação. Aventure-se a pensar connosco!
Mais informações aqui.
- Apresentação do Formador: Tomás Magalhães Carneiro nasceu em Évora em 1977. É casado há poucos meses e vive no Porto há mais de 30 anos. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde também completou uma pós-graduação em Filosofia Moderna e Contemporânea. Actualmente prepara uma tese de mestrado em Filosofia Prática e Pensamento Crítico. É investigador no Instituto de Filosofia da FLUP onde colabora com vários grupos de investigação: grupo de Filosofia com Crianças e Jovens; grupo de Filosofia na Saúde; Mind Language and Action Group). Ensina Pensamento Crítico na Academia Studiosus, no Porto, onde lecciona o "Curso de Pensamento Crítico para Jovens" (projecto próprio). Nessa mesma instituição é moderador de sessões de Filosofia com Crianças, árrea que tem vindo a divulgar e a promover em diversos estabelecimentos de ensino. Nos últimos anos tem dinamizado vários Cafés Filosóficos e Sessões de Filosofia Prática em vários espaços culturais da cidade do Porto. É fundador e editor da revista cultural "Um Café".

UNIVERSIDADE DO MINHO ACEITA PROPOSTAS PARA DOUTORAMENTO EM ACONSELHAMENTO FILOSÓFICO


Em documento publicado pela Universidade do Minho, podemos verificar que se encontra disponível a possibilidade de candidaturas a doutormento na área do Aconselhamento Filosófico.


Mais informações aqui.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

FILOSOFIA APLICADA E ACADEMIA



Estimados compañer@s:
Os informamos que el próximo Martes día 16 de Junio a las 19 horas celebraremos la siguiente sesión del ciclo de conferencias "Filosofía Aplicada y Academia".
En esta ocasión, contaremos con la presencia del profesor Ramón Queraltó Moreno. Ramón Queraltó es catedrático de Filosofía, habiéndose especializado en Filosofía Contemporánea y constituye uno de los desarrolladores de los estudios de Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS) en España. Su obra ha trascendido fronteras, pues, recientemente, fue seleccionado para participar en el mayor proyecto de investigación de CTS de EE.UU. Asimismo, la revista que diriga "Argumentos de Razón Técnica" es una de las revistas españolas más valoradas de su campo, habiendo llegado a ostentar el número uno en la evaluación hecha por CINDOC.
------------------------
Su exposición versará sobre las razones que fomentan que el pensamiento contemporáneo sea idóneo para el desarrollo de los estudios de Filosofía Aplicada. Según él, nos situamos en un cambio de era que está dando lugar a profundas modificaciones en los modos de entender el mundo. Esto hace preciso la generación de una nueva racionalidad, acorde a la manejada por los actuales estudios de Filosofía Aplicada.
------------------------
La cita será: Lugar: Seminario de Metafísica, Corrientes Actuales de la Filosofía, Etica y Filosofía Política (primera planta de la Facultad de Filosofía - Calle Camilo José Cela, s/n)
Fecha: Martes, 16 de Junio de 2009, 19 horas.
Entrada gratuita hasta agotar aforo.
José Barriento Rastrojo
Coordinador del Ciclo de Conferencias Universitarias Internacionales "Filosofía Aplicada y Academia"Asociación Poiesis - Universidad de Sevilla

quarta-feira, 3 de junho de 2009

AULA SOBRE A DEVOÇÃO DE SÓCRATES - EM VÍDEO


Paulo Ghirardelli é um dos Filósofos mais presente e dinâmico do mundo internauta.


Esta semana, a nossa Revista sugere a participação na Aula sobre a «Devoção de Sócrates».


Participe aqui.

ROLANDO ALMEIDA FAZ ADVERTÊNCIA SOBRE A ÉTICA DO BLOGUISTA


No blogue intitulado «A Filosofia no Ensino Secundário», Rolando Almeida publica um artigo sobre os comentários pouco éticos dos bloguistas anónimos.

Para ler o texto completo do autor, clique aqui, por favor.

De facto, este é um tema que se analisa e debate cada vez mais. As características próprias da internet, permitem acções anónimas, como forma de "atacar" a pessoa de um determinado adversário.

Num público pouco crítico, essas intervenções podem conseguir passar, pelo menos, um pouco da sua mensagem. No entanto, para os internautas mais experientes, estes comentários anónimos "destruidores" podem ser facilmente identificados e, consequentemente, ignorados.

Outra forma de actuação é a sua denúncia perante as autoridades competentes, visto que as novas tecnologias vieram permitir, também, novos tipos de investigação.