quinta-feira, 23 de julho de 2009

CONSELHO NACIONAL DE ÉTICA



Conselho de Ética para as Ciências da Vida rejeita diploma sobre testamento vital e consentimento informado

domingo, 19 de julho de 2009

REFORÇAR A FILOSOFIA


"(...) A vida, se não é, tem de ser tornada bela. A economia não é o único factor de felicidade. Reforçar os valores culturais, a música, a literatura, o teatro, o cinema e a filosofia (maltratada por sucessivas políticas educativas), torna-se um imperativo político e condição de subsistência moral em tempos de crise. (...)"

Fernanda Palma, professora catedrática de Direito Penal IN artigo para o jornal Correio da Manhã, 12 Julho 2009, "Sentir o Direito - A Vida é Bela".


ÉTICA NO JORNALISMO


JORGE A. PAULUS BRUNO escreve sobre ética no Jornalismo.

O artigo é do EXPRESSO DAS NOVE.

NOVOS GESTORES SUJEITOS A JURAMENTO DE ÉTICA

Notícia do Diário Económico:

As escolas de negócios estão já a reforçar a formação sobre o tema e nas empresas começa a aparecer a figura do provedor de ética.
Na ‘business school' de Harvard, a primeira vaga de estudantes desde que começou a crise - que está agora a concluir o MBA - foi convidada a prestar um juramento onde se compromete a exercer a sua carreira de forma ética e a administrar as empresas actuando de boa fé.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

GHIRALDELLI CRITICA FILOSOFIA PARA CRIANÇAS


Paulo Ghiraldelli Jr., filósofo brasileiro, escreveu um artigo sobre Filosofia para Crianças, onde apresenta a sua perspectiva crítica.


Leia aqui.

LIVRO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS


GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM FILOSOFIA PARA CRIANÇAS - ESE DO IP DO PORTO



" (...) Assim, e convergindo não só para o Projecto Educativo da ESE bem como para os grandes objectivos do sistema educativo português, a Filosofia com Crianças assume-se como espaço emergente de reflexão e debate no sentido de acrescentar uma mais valia na educação numa conjuntura onde cada vez mais se apela ao reequacionar do seu sentido.A filosofia com crianças, alargando e intensificando o seu âmbito disciplinar corporizado na Filosofia da Educação, pretende assumir uma vocação interdisciplinar que obedeça aos desafios educativos contemporâneos na construção de uma educação democrática e participada. (...)"

Dos objectivos do Grupo de Investigação, destacamos o 5º:

- "Inserir esta área no domínio da formação inicial, (com a criação de uma cadeira opcional, tendo como público-alvo numa primeira fase, a educação de infância e 1º ciclo do ensino básico sendo posteriormente alargada a outros ciclos)."

Mais informações aqui.

«RAZÃO E PRÁTICA - FILOSOFIA NA SOCIEDADE E NO ENSINO» - BLOGUE DE PEDRO MOTA


Visite aqui.

domingo, 12 de julho de 2009

UNIVERSIDADE DO PORTO ABRE CONCURSO PARA LICENCIADO EM FILOSOFIA

CONCURSO BOLSA TECNICO INVESTIGAÇÃO 2009 / Instituto de Filosofia
BTI 2009 / Instituto de Filosofia

Edital do anúncio http://www.eracareers.pt/

Texto do anúncio

O Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto abre concurso para uma Bolsa de Técnico de Investigação (BTI), no âmbito das suas actividades e ao abrigo do programa de Bolsas de Formação Avançada em unidades de investigação financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Mais informações AQUI.

FUNÇÕES: Manutenção de site, compilação de relatórios, apoio à organização de actividades (colóquios, conferências), acompanhamento de edições, organização de missões dos membros e de convidados estrangeiros; outras actividades similares.

sábado, 11 de julho de 2009

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS EM GUIMARÃES










Viva Verão

Aprender a brincar

A participação das famílias nas brincadeiras dos mais novos faz parte das propostas apresentadas. Também há actividades que revivem outros tempos e que juntam filosofia, fotografia e música

As férias de Verão no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, propõe para a semana o programa "À descoberta das estrelas".
A iniciativa desvenda os mistérios do céu e explora as estrelas de dia e de noite, assim como os seus mitos. Esta semana inclui astronomia e também filosofia, fotografia e música. Os programas do CCVF decorrem até ao final do mês



Neste programa, estão previstas sessões de Filosofia para Crianças, coordenadas pela empresa de FILOSOFIA PRÁTICA, de Nuno Paulos Tavares, Cecilia Maia e Laurinda Silva.

LAUREANO BARROS E A FILOSOFIA





Laureano Barros: O homem que fugiu com uma biblioteca

Ele planeava tudo. Era organizado, previdente e perfeccionista. Inflexível com a verdade, a liberdade, a independência, o rigor e a pontualidade, exigia-os de si e dos outros. Laureano Barros tinha, portanto, poucos amigos, mas bons. Antes de morrer, fez uma lista das únicas cinco pessoas que deveriam ser avisadas. Arnaldo Sousa era uma delas.Costumavam combinar encontros, para conversar. Arnaldo, de 46 anos, que é poeta e professor de Filosofia, conduzia até ao portão da Quinta da Fonte da Cova. Estacionava e esperava no carro, olhando para o relógio, até três minutos antes da hora que tinham marcado. Era esse o tempo exacto que levava a chegar, a passo, à porta da casa. Cronometrara-o escrupulosamente. Só então saía. Era um dos contratos que tinham, ao longo de mais de 20 anos de amizade: pontualidade absoluta. Outro era sobre as "datas obrigatórias": era proibido desejar Feliz Natal no dia de Natal, ou dar os parabéns no dia do aniversário. Nessa data, também não se ofereciam presentes.

domingo, 5 de julho de 2009

ALEXANDRA LENCASTRE DESISTIU DO 2º ANO DA LICENCIATURA EM FILOSOFIA


Quando completou 18 anos, entrou para o curso de Filosofia na Universidade Clássica.
Depois, surgiu a oportunidade de se iniciar na arte de representar com um grupo de psicológos que paralelamente faziam parte de um grupo de teatro.
Desisitiu do 2º ano de Filosofia e inscreveu-se no Conservatório.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA APLICADA



Nome da Pós-Graduação: METODOLOGÍAS PRÁCTICAS DE ORIENTACIÓN FILOSÓFICA

Dados básicos do curso:

Tipo de Curso: Experto Universitario
Número de créditos: 25,00 LRU
Unidade organizadora/Institução: Faculdade de Filosofia
Director de estudos: Prof. Dr. José Ordóñez García
Departamento del Director: Estética e História da Filosofia
Requisitos específicos de admissão aos estudos: Licenciatura em Filosofia, Cências da Educação, Psicologia, Enfermagem, Medicicina, Ciências do Trabalho e Humanidades.
Requisitos académicos para a obtenção do Título: Superar as provas estabelecidas: assistência (80% das horas totais), avaliações, realização de trabalhos e práticas.
Preinscrição: de 15/06/2009 a 30/09/2009
Matrícula: de 01/10/2009 a 20/10/2009
Preço (euros): 1.659,00 (taxas incluídas) - pode ser pago a prestações.
Inicio do curso: 01/11/2009
Fim do curso: 30/09/2010
Modalidade: Semi-presencial

Informações:
Teléfone: 954 55 77 88
URL: CFP - Servilla

quinta-feira, 2 de julho de 2009

PALESTRA EM FAMALICÃO: ÉTICA, POLÍTICA E MARKETING


ACADEMIA DESCARTES, Consultoria e Formação, Lda.















Curso de Logística Integral (iSCM)
Data: 15/Julho
Duração: 7h
Preço: 90 €uros
Local: Santa Maria da Feira
Formador: Miguel Silva
Mais informações: 256360280