sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ASSOCIAÇÃO DE FILOSOFIA PRÁTICA ADMITE MUDAR PARA FAMALICÃO





































Numa entrevista ao Diário do Minho, o presidente da APEFP admitiu a possibilidade de mudar a sede da sua associação para Vila Nova de Famalicão.
Eugénio Oliveira queixou-se da falta de apoios, nomeadamente da Câmara Municipal de Braga.
As dificuldades do associativismo não são de agora. Aliás, existem estudos que demonstram a fraca tendência dos portugueses para a participação cívica em movimentos associativos.
Na área da Prática Filosófica, já haviamos tido a experiência da APAEF, que no último ano tem estado praticamente desactivada. Pelo menos a sua página WEB já não tem actividade desde Janeiro de 2009, tendo apenas uma nótícia a 26 de Junho.
A 18 de Outubro de 2009, Joana Sousa alertava para o facto: "Em Portugal o movimento é relativamente recente; temos duas Associações a trabalhar na área, se bem que a pioneira APAEF tem vindo a ausentar-se dos eventos a que nos habituou: congressos, publicações, acções de sensibilização. Mais activa encontra-se a APEFP, com quem já tive o prazer de colaborar num curso de Filosofia para Crianças em Março deste ano."

Os leitores interessados em comentar sobre este assunto, poderão participar com o seu contributo, analisando a realidade associativa portuguesa no âmbito da Prática Filosófica.

ARTIGO DE JORGE FERRO ROSA SOBRE ACONSELHAMENTO FILOSÓFICO



"(...) Nos últimos tempos tenho vindo a ter alguns contactos com doutores da credibilidade filosófica e sublinho que tais posturas me têm feito pensar bastante, que afinal a filosofia não serve só para aborrecer os estudantes, mas serve para dar soluções a problemas vindos das mais diversas etiologias. (...)"

Leia AQUI o artigo completo.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

JORGE DIAS E JOSÉ BARRIENTOS LANÇAM NOVO LIVRO

Jorge Dias e José Barrientos publicam em Espanha um novo Livro:

"FELICIDAD O CONOCIMIENTO? LA FILOSOFIA APLICADA COMO LA BÚSQUEDA DE LA FELICIDAD Y DEL CONOCIMIENTO".

Trata-se de um projecto que ocupou os autores ao longo dos 2 últimos anos e que resume o percurso de ambos na Consultoria Filosófica. São abordadas definições, explorados métodos de consulta, apresentados casos práticos, etc.

O título espelha a diferente posição dos autores, relativamente à fundamentação da Consulta Filosófica: Jorge Dias considera que a Consulta deve potenciar a FELICIDADE do consultante; José Barrientos afirma que a Consulta deve ajudar o consultante a encontrar a VERDADE do seu pensamento...
 
FONTE: Gabinete PROJECT@

Para comprar o livro, clique AQUI.

sábado, 14 de novembro de 2009

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS EM SÃO JOÃO DA TALHA







No próximo dia 20 de Novembro irá comemorar-se o DIA MUNDIAL DA FILOSOIFA (UNESCO).

Nesse âmbito, Miguel Taveira Lourenço irá proferir uma Conferência sobre Filosofia para Crianças na Escola Secundária de São João da Talha.

Miguel Taveira Lourenço é professor universitário, investigador na área da Filosofia para Crianças e formador de professores nessa mesma área; esteve presente no I Congresso Internacional de Filosofia para Crianças da APAEF, realizado a 8 de Maio de 2006 na Universidade da Beira Interior (Covilhã). Em 2008, o artigo da sua conferência foi publicado nas actas do congresso em Encontros Portugueses de Filosofia Aplicada, editada e publicada por Jorge Humberto Dias em 2008.

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS EM TORRES VEDRAS

Workshop de Filosofia para Crianças

28 Novembro » Sábado » 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Professores, educadores, profissionais de bibliotecas infantis (máximo 20)

Auditório Municipal de Torres Vedras

Alguns dos objectivos deste workshop são: criar uma comunidade de investigação; conhecer os fundamentos e os percursos da Filosofia para Crianças; desenvolver competências de facilitação; exercitar e explicar o racíocínio lógico com as crianças; operacionalizar a argumentação e o debate com as crianças, entre outros.

Formadores: Enteléquia - Filosofia Prática

Info no site: http://www.bibliotecadetorresvedras.net/

Ficha de Inscrição AQUI.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

NOVO LIVRO SOBRE O SUICÍDIO


Está disponível o livro Atentar contra si. Discurso sobre a morte voluntária de Jean Améry. É o livro inaugural da nova colecção de Filosofia da Assírio e Alvim, intitulada DIOTIMA.


Trata-se de um ensaio sobre a morte voluntária escrito por um notável ensaísta austríaco que acabou por se suicidar.

A tradução, notas e posfácio são da autoria de Pedro Panarra.

FONTE: e-mail.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

JORNALISTA PATRÍCIA RAIMUNDO ESCREVEU PERFIL DE JORGE DIAS

A Jornalista Patrícia Raimundo escreveu o Perfil do Consultor Filosófico Jorge Humberto Dias.

A figura do «PERFIL» é, no Jornalismo, uma técnica que serve para dar a conhecer aos leitores a personalidade de uma determinada figura pública. Mais do que abordar as características profissionais do entrevistado, pretende-se dar mais ênfase às características pessoais.

"PROFISSÃO: FILÓSOFO



Um telefonema mudou a vida de um Professor. Afinal, é possível ser-se Filósofo em Portugal.
Era quase um ritual. Jorge Dias sabia que ao final da tarde o telefone tocaria mais uma vez. Estava a ajudar uma pessoa a superar o fim de uma relação amorosa. Atendeu. Mas do outro lado da linha, algo tinha mudado. A tristeza dos últimos dias dera lugar à esperança. Tudo por culpa de um livro.
Mais Platão, Menos Prozac, de Louis Marinoff, filósofo. Jorge Dias correu a comprar o livro que, dizia a sua interlocutora, o poderia ajudar a desenvolver a sua capacidade de dialogar com as pessoas e orientá-las. Jorge contactava pela primeira vez com a Filosofia Prática. Corria o ano de 2002."

FONTE: GABINETE PROJECT@

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA (FIGUEIRA DA FOZ)
























FONTE: ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA

5ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EPISTEMOLOGIA - I. PIAGET (VISEU)





















FONTE: clique AQUI

I COLÓQUIO NACIONAL DA APEFP - BRAGA


terça-feira, 3 de novembro de 2009

INSTITUTO DO BRASIL INVESTE NO ACONSELHAMENTO FILOSÓFICO




Consulte AQUI a página web do Instituto.

ENTREVISTA DE FELIPE MENEZES NA RÁDIO VOZ DO MONDEGO

Ouça AQUI a entrevista, no Programa «Tubo d'Ensaio».

Felipe Meneses é Consultor Filosófico certificado pela Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico, professor de Filosofia e Psicologia num Colégio privado em Coimbra e Investigador na Universidade de Coimbra.

Felipe Meneses tem escrito vários artigos sobre o Aconselhamento Filosófico e é o actual coordenador do blogue «Via Filosofia».

Membro da Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico, Felipe Meneses tem sido um dos prinicipais impulsionadores da investigação e da reflexão sobre os fundamentos do Aconsellhamento Filosófico em Portugal.

Felipe Meneses tem o seu Consultório na Figueira da Foz e em Coimbra.

FONTE: Via Filosofia e Tubo d'Ensaio

NATÁLIA LARANJINHA FOI A NOVA IORQUE REALIZAR FORMAÇÃO COM LOU MARINOFF


A professora portuguesa Natália Laranjinha, doutorada e especialista no pensamento de Samuel Beckett, esteve em Nova Iorque para realizar o curso de especialização em Aconselhamento Filosófico da «American Philosophical Practitioners Association».

A turma, como habitual nestas formações, era constituída por participantes de vários países do mundo.

Os professores foram Lou Marinoff e Michael Russel.

Natália Laranjinha foi professora no INUAF - Instituto Universitário D. Afonso III em Loulé. E neste momento realiza um Programa de Pós-Doutoramento sobre Cinema e Filosofia, em Nova Iorque.

Segundo a professora, o interesse pelo Aconselhamento Filosófico surgiu com a leitura do Manual de Jorge Dias «Filosofia Aplicada à Vida», Ésquilo/APAEF, 2006. Depois disso, realizou Formação na Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico.

FONTES: E-mail e APPA


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

DOMINGOS FARIA PUBLICA LIVRO SOBRE O AMOR











Encontro de Amor: Ensaios de Filosofia.


Autor: Domingos Faria

Categoria: Religião e filosofia

Subcategoria: Filosofia

Páginas do livro: 111

Tamanho: 150x210

Estado: Público

Sinopse

Este livro reúne um conjunto de ensaios filosóficos com a temática global do Amor. O nosso objectivo principal é facultar um pensamento filosófico rigoroso, uma forma de questionamento, que possibilite momentos de reflexão sobre a vida, a fim de cada um se nutrir de uma existência reflectida e com sentido. Neste livro são apresentados textos que abordam questões antropológicas fundamentais, como: o encontro personalizante do ser humano, a importância da família no todo comunitário, a comunhão com o Tu Eterno, que procuram contribuir para esta meta de sentido e realização plena da existência humana. Do mesmo modo, neste labor reflexivo explanamos o pensamento de vários filósofos, como: René Descartes, Immanuel Kant, Friedrich Nietzsche, Maurice Blondel, Martin Buber, Gabriel Marcel, Emanuel Lévinas, Paul Ricoeur, René Girard, John Milbank, Agustín Domingo, Alfonso López Quintás, entre outros, que nos ajudaram nesta tarefa.

FONTE: BUBOK