quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

LANÇAMENTO DE NOVO LIVRO: JORGE DIAS E JOSÉ BARRIENTOS

Título: “FELICIDAD O CONOCIMIENTO? – La Filosofía Aplicada como la Búsqueda de la Felicidad e del Conocimiento” (FELICIDADE OU CONHECIMENTO? – A Filosofia Aplicada como a Busca da Felicidade e do Conhecimento)

Editora: Doss Ediciones – Sevilha - Espanha

Ano: 2009

Sinopse:

Um dos temas clássicos da Filosofia consiste em determinar se o seu objectivo é a felicidade ou a verdade, e saber se quando os pensadores reflectem, o fazem com a sua visão apontada para uma ou outra finalidade. As respostas são diversas e deram lugar a complexos sistemas de ideias.

A Filosofia Aplicada, aquele ramo da Filosofia que ajuda o consultante a abordar os seus conflitos quotidianos, acolheu no seu seio este dilema e perguntou se o que deve guiar o Conselheiro/Consultor/Orientador Filosófico é a busca do bem-estar ou se o seu acto consiste em melhorar o sujeito no seu acto de pensar. Este livro aborda o dilema a partir de duas ópticas diferentes, ainda que não opostas.

Segundo José Barrientos, Doutor em Filosofia pela Universidade de Sevilha e presidente da Associação Universitária para a Filosofia Aplicada, o fim da profissão (não da vida) consiste na optimização do acto de pensar. Argumenta-o oferecendo o tecido de uma série de estratégias e métodos úteis para todo aquele que sofra um conflito na sua vida. Assim, desenvolve através de exercícios acessíveis a qualquer leitor o significado de pensar criticamente, assim como analisa em profundidade uma ideia ou quais são as bases formais da consulta filosófica. Com isso, continua a trajectória iniciada na sua obra Introducción al Asesoramiento y la Orientación Filosófica e nos seus mais de 50 artigos publicados em diversas partes do mundo.

Por outro lado, Jorge Dias, que foi presidente da Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico, coordena actualmente o «Gabinete PROJECT@ - Consultoria Filosófica». Dias apoia a ideia de que o fim da Filosofia Aplicada é a felicidade e encontrar-se com um projecto vital significativo; funda as suas asserções no Método PROJECT@, aproximando-se à busca do conhecimento através do método IPSE. O primeiro já fora exposto na sua obra Filosofia Aplicada à Vida, publicado em Lisboa pela ÉSQUILO. Desse modo, Dias aprofunda alguns mitos e ilusões que circundam a profissão.

Ambos os autores oferecem-nos, a partir das suas localizações geográficas específicas, um conjunto de casos reais que preencheram as suas actividades profissionais durante a última década. Deste modo, consumam uma obra que fomentará a reflexão do iniciado en Filosofia Aplicada, ajudará quem se encontre perante um conflito e ilustrará e divertirá o leitor ávido de textos que respirem vida.
E-mail: gabineteproject@mailworks.org – URL: http://gabinete-project.blogspot.com/

Sem comentários: