quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CONSULTÓRIO DO EU - LISBOA

"Acreditamos que um ambiente intimista e tranquilo promove uma conversa sincera, reflexiva e sem tabus. Gostamos de conversar com uma chávena quente entre os dedos, num prédio com mais de 200 anos de histórias, e ouvir a sua, aquela que muitas vezes mais ninguém entende. Porque é difícil, porque é complexa, porque parec...e sem solução. Mas para nós tem. Venha daí e sente-se na cadeira da reflexão."

Coordenação Técnica: Dra. Marisa Cruz


Mais info AQUI

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ACONSELHAMENTO FILOSÓFICO EM COIMBRA


" Serve esta para informar do crescente interesse pelo A.F. na cidade de Coimbra, na qual abrirá um novo espaço de consulta. Com efeito, a Casa da Esquina - associação cultural e artística - solicitou os meus serviços na área, prevendo-se o início destes para Fevereiro.
A este propósito, anuncio uma comunicação sobre Elementos Básicos de Aconselhamento Filosófico, nesse mesmo local, agendada para 26 de Fevereiro, pelas 21.30, com entrada livre.
Pode-se consultar o programa de actividades desta associação em: http://nacasadaesquina.blogspot.com/

Uma antecipação preliminar da comunicação de 26 de Fevereiro está disponível em http://viafilosofia.blogspot.com/2010/01/elementos-basicos-de-aconselhamento.html (esta antecipação não cobre, todavia, aspectos que tenciono abordar, mas que estão ainda em estudo).
Cordialmente,
Filipe M. Menezes "

FONTE: email

sábado, 16 de janeiro de 2010

BAGÃO FÉLIX FALA DE «CERTIFICAÇÃO ÉTICA»



Bagão Félix prevê certificação "ética e social" para as melhores empresas

Leia AQUI a notícia completa

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

LANÇAMENTO DE NOVO LIVRO: JORGE DIAS E JOSÉ BARRIENTOS

Título: “FELICIDAD O CONOCIMIENTO? – La Filosofía Aplicada como la Búsqueda de la Felicidad e del Conocimiento” (FELICIDADE OU CONHECIMENTO? – A Filosofia Aplicada como a Busca da Felicidade e do Conhecimento)

Editora: Doss Ediciones – Sevilha - Espanha

Ano: 2009

Sinopse:

Um dos temas clássicos da Filosofia consiste em determinar se o seu objectivo é a felicidade ou a verdade, e saber se quando os pensadores reflectem, o fazem com a sua visão apontada para uma ou outra finalidade. As respostas são diversas e deram lugar a complexos sistemas de ideias.

A Filosofia Aplicada, aquele ramo da Filosofia que ajuda o consultante a abordar os seus conflitos quotidianos, acolheu no seu seio este dilema e perguntou se o que deve guiar o Conselheiro/Consultor/Orientador Filosófico é a busca do bem-estar ou se o seu acto consiste em melhorar o sujeito no seu acto de pensar. Este livro aborda o dilema a partir de duas ópticas diferentes, ainda que não opostas.

Segundo José Barrientos, Doutor em Filosofia pela Universidade de Sevilha e presidente da Associação Universitária para a Filosofia Aplicada, o fim da profissão (não da vida) consiste na optimização do acto de pensar. Argumenta-o oferecendo o tecido de uma série de estratégias e métodos úteis para todo aquele que sofra um conflito na sua vida. Assim, desenvolve através de exercícios acessíveis a qualquer leitor o significado de pensar criticamente, assim como analisa em profundidade uma ideia ou quais são as bases formais da consulta filosófica. Com isso, continua a trajectória iniciada na sua obra Introducción al Asesoramiento y la Orientación Filosófica e nos seus mais de 50 artigos publicados em diversas partes do mundo.

Por outro lado, Jorge Dias, que foi presidente da Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico, coordena actualmente o «Gabinete PROJECT@ - Consultoria Filosófica». Dias apoia a ideia de que o fim da Filosofia Aplicada é a felicidade e encontrar-se com um projecto vital significativo; funda as suas asserções no Método PROJECT@, aproximando-se à busca do conhecimento através do método IPSE. O primeiro já fora exposto na sua obra Filosofia Aplicada à Vida, publicado em Lisboa pela ÉSQUILO. Desse modo, Dias aprofunda alguns mitos e ilusões que circundam a profissão.

Ambos os autores oferecem-nos, a partir das suas localizações geográficas específicas, um conjunto de casos reais que preencheram as suas actividades profissionais durante a última década. Deste modo, consumam uma obra que fomentará a reflexão do iniciado en Filosofia Aplicada, ajudará quem se encontre perante um conflito e ilustrará e divertirá o leitor ávido de textos que respirem vida.
E-mail: gabineteproject@mailworks.org – URL: http://gabinete-project.blogspot.com/

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR APRENDEM FILOSOFIA NA ILHA TERCEIRA

Podem ainda não saber quem foi Platão ou Aristóteles, mas 20 alunos de uma turma do pré-escolar da Escola Tomás de Borba, na Terceira, estão a aprender a descodificar conceitos filosóficos e a estruturar o pensamento.
O projecto pioneiro no panorama educativo açoriano arrancou no ano lectivo 2008/2009 com três turmas do 1º ciclo do ensino básico e este ano estendeu-se a uma turma da pré-escolar.
“Filosofar é pensar com regras”, afirmou o professor Mário Cabral, coordenador do projecto que visa ensinar de forma simples técnicas básicas de raciocínio filosófico a crianças de tenra idade.

Leia AQUI a notícia completa

DEPUTADO VERA JARDIM NÃO QUER FILOSOFIA, NEM SOCIOLOGIA



"O deputado socialista Vera Jardim defende que o objectivo da comissão anti-corrupção é fazer «pouca filosofia» e definir «coisas concretas»."

Ler AQUI a notícia completa

PALESTRA «HUMOR FILOSÓFICO» EM FAMALICÃO


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ASSOCIAÇÃO DE PAIS PRETENDE GABINETE ÉTICO-FILOSÓFICO (COVILHÃ)

"(...) David Fonseca disponibilizou-se para criar e dinamizar um gabinete ético-filosófico de aconselhamento aos alunos para resolução de conflitos ou outros problemas de carácter psicológico ou comportamental em conjunto com a Escola. Irá elaborar o projecto deste gabinete para ser proposto à escola (...)"

FONTE: Associação de Pais da Escola Secundária Quinta do Marquês

PROJECTO VIVER SAUDÁVEL (LEIRIA)



A Escola EB 2,3 D. Dinis, de Leiria, assinou um Protocolo com a Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico para a Formação de Professores, Alunos e Encarregados de Educação na área da Filosofia para Crianças e Jovens.

FONTE: EB.2,3 D. DINIS

II FILOCAFÉ DA APEFP - VILA NOVA DE FAMALICÃO


ÉTICA E POLÍTICA - APAEF E JSD

Rosa Dart, associada da APAEF - Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico - colaborou na edição do Manual do Jovem Autarca, publicado pela JSD - Juventude Social Democrata.
O resultado foi a elaboração de um capítulo sobre Ética e Política.

FONTE: JSD de Paços de Ferreira

FONTE DA FOTO: ECOTECA FAIAL

SEMINÁRIO FENOMENOLOGIA E PSICANÁLISE - UNIVERSIDADE DE LISBOA

Informamos que estão abertas as inscrições para o Seminário Fenomenologia e Psicanálise coordenado pelo Prof. António Fragoso Fernandes, cujo início está previsto para Fevereiro de 2010.
Os interessados deverão inscrever-se – por e-mail para esta morada – até 15 de Janeiro de 2010.

Findo este período de recepção de inscrições, será marcada uma reunião com os interessados para estabelecer o horário (dia da semana e hora) mais conveniente a todos. As sessões terão lugar na FCUL, em sala a indicar.

Os inscritos receberão um certificado de participação.

CONTACTO: cdlisboa@fc.ul.pt

DATA: Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2010

FONTE: PAGINAS DE FILOSOFIA - http://paginasdefilosofia.blogspot.com/

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

RTP FAZ NOTÍCIA SOBRE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS (ESPINHO)

A RTP apresentou hoje no Jornal da Tarde uma notícia sobre Filosofia para Crianças na Escola Secundária de Espinho. O responsável é o professor Faustino Vaz, autor de Manuais da disciplina de Filosofia e membro da Sociedade Portuguesa de Filosofia.

Veja AQUI a notícia.

FONTE: e-mail de Joana Sousa

NOVO PROJECTO DE CONSULTORIA FILOSÓFICA EM LISBOA


Coordenação Técnica: Dra. Marisa Cruz
Morada: Travessa de S. Pedro, nº 9, 1º Esq. - Bairro Alto - Lisboa

Seg a Sex: 09:00->20:00
Sábados: 09:00->13:00

Preços:
Primeira Consulta - 60euros
seguintes - 40euros
Telef. 309 950 101 - 967 320 925
 
Mais informações AQUI.