terça-feira, 26 de julho de 2011

EM LISBOA, LUISA ABREU E ALICE SANTOS DESENVOLVEM VÁRIOS PROJECTOS NA ÁREA DA PRÁTICA FILOSÓFICA


O centro “DIÁLOGOS – Filosofia com Crianças... e outras idades” foi criado com o objectivo de promover acções e desenvolver iniciativas no âmbito da Filosofia Prática, sendo afiliado do IAPC - Institute for the Advancement of Philosophy for Children (Montclair State University, New Jersey, EUA). Constituiu-se em Janeiro de 2006 como o terceiro centro de Filosofia para Crianças existente em Portugal, com o incentivo e o apoio formal do IAPC, tendo vindo desde então a desenvolver acções diversas, nomeadamente:
-         organização de cursos, seminários, workshops e outras actividades;
-         criação, edição e divulgação de materiais pedagógicos;
-         promoção de intercâmbios e parcerias com outras instituições. 

O modelo adoptado nas nossas acções baseia-se em várias metodologias, na sequência de uma longa prática que começou em 1990, nomeadamente no programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman, fundador do IAPC. Contamos igualmente com a influência e o contributo do Professor Oscar Brenifier, Presidente do Institut de Pratiques Philosophiques (França), que colabora regularmente connosco.
Dando resposta a um interesse crescente pelas Novas Práticas Filosóficas, foram já realizados, desde 2007, nas instalações da Language Craft, 6 Workshops de Filosofia Prática, tendo como formador o Professor Oscar Brenifier, Presidente do Institut de Pratiques Philosophiques (França), reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas na área da Filosofia Prática, com crianças e adultos.
Além disso, são realizados periodicamente workshops de Prática Filosófica na Language Craft (formadoras: Alice Santos e Mª Luísa Abreu) e Consultas Filosóficas, mediante marcação prévia.

O centro realiza regularmente Acções de Formação Contínua (nas instalações da APS - Associação de Professores de Sintra ou noutros Centros de Formação Contínua de Professores), acreditadas pelo Conselho Científico da Formação Contínua de Professores. 
No que diz respeito a materiais, foram editadas as obras de Alice Santos, Eu sou a Ana, Ana é o meu nome com o Caderno de Actividades, E se o verde existisse? e Práticas Filosóficas Liberdade/Determinismo, a Felicidade, a Responsabilidade (em co-autoria), que são utilizadas regularmente no nosso trabalho.
O centro DIÁLOGOS está disponível para dar resposta a pedidos de colaboração por parte de quaisquer entidades ou grupos de pessoas interessadas na Prática Filosófica e tem-se deslocado com frequência a escolas e Centros de Formação para realizar Acções de Formação e de sensibilização.
 Mª Luísa Abreu (lisabreu@netcabo.pt)

Language Craft / Workshops de Filosofia Prática/Prática Filosófica e Consulta Filosófica (geral@languagecraft.pt), telef. 21.3153396
Associação de Professores de Sintra / Formação de Professores em Filosofia com Crianças e Jovens (profsintra@gmail.com), telef. 21.9170461

 FONTE: email.

domingo, 17 de julho de 2011

ENTREVISTA A MARTA CLAUS - MEMBRO DA APAEF (PORTUGAL)

Filosofia no divã



Conheça a Filosofia Clínica e de que forma ela pode influenciar seu comportamento no cotidiano.


POR MATHEUS MOURA*

"A Filosofia Clínica surgiu na década de 1980 a partir de pesquisas feitas por Lúcio Packter. (...)"

a Conhecimento Prático Filosofia conversou com Marta Claus, filósofa clínica, membro da Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico e Doutoranda no Instituto Packter. Além disso, atua como professora titular de Filosofia Clínica em Uberlândia (MG), Jataí (GO), Rio Verde (GO), Mineiro (GO) e Itumbiara (GO). (...)"