sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

UNESCO LANÇA REVISTA DE MULHERES FILÓSOFAS NO DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA



A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) lançou, ontem, em Paris, no Dia Mundial da Filosofia, a “Revista das Filósofas”, publicação online, disponível apenas em inglês e francês.
O lançamento da revista foi feito à margem da Assembleia da Rede Internacional das Filósofas, patrocinada pela UNESCO, que edita a publicação. A revista pretende ser “um fórum de escrita e de intercâmbios onde as mulheres podem escrever o mais livremente possível, imaginando-se a serem lidas por mulheres e longe do olhar de um leitor masculino imaginário e universal”.
A publicação, esclareceu a agência Onusina, que anunciou a iniciativa, tem informações sobre os estágios, oportunidades de estudos e outras aberturas para as filósofas, que são, na maioria, estudantes de doutoramento e investigadoras.
A publicação, referiu a UNESCO, é uma “experiência global que dá a oportunidade, a quem escreve, de pensar sem limites e de ser lido por pessoas com mentes abertas.”
As filósofas, além disso, têm acesso a informação sobre bolsas de estudo, estágios e oportunidades para doutoramentos e pesquisas.
O Dia da Filosofia foi marcado também por conferências sobre várias questões, entre as quais a partilha equitativa dos benefícios da ciência, o sentido filosófico do levantamento político no mundo árabe, o papel e a posição das filósofas no exercício do pensamento e a filosofia e a igualdade de possibilidades na escola.

FONTES: Rádio ONUJornal de Angola

Mais info em Panapress